ALUNOS DAS TURMAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO CONHECEM FUNDAÇÃO EDUCERE
Data 9/9/2013 14:30:00 | Assunto: Assunto
|  13 alunos matriculados na turma de Altas Habilidades/Superdotação conheceram as possibilidades de participar das atividades e utilizar a estrutura da Fundação Educere - Pesquisa e Desenvolvimento.
Os adolescentes que participam das duas primeiras turmas atendidas pela sala de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação, implantada pelo Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, conheceram as possibilidades de participar das atividades e utilizar a estrutura da Fundação Educere – Pesquisa e Desenvolvimento. Estimular e ampliar as possibilidades dos 13 alunos que integram a turma, uma vez que são nitidamente diferenciados em termos de habilidades e busca de conhecimentos, é o objetivo do atendimento ofertado na Sala de Recursos na Área de Altas Habilidades/Superdotação.
O diretor administrativo-financeiro da Fundação Educere, Eduardo Akira Azuma, proferiu palestra para o grupo sobre a instituição de Campo Mourão que neste ano completa 15 anos de atividades. Falou sobre as possibilidades de utilização do sistema Educere, envolvendo os laboratórios de eletrônica e desenho mecânico, laboratório de prototipagem e incubadora de empresas. Também apresentou “cases” de empresas incubadas e graduadas pela entidade, a maioria delas fundadas por ex-alunos bastante jovens da Escola Técnica mantida pela Fundação Educere. Eduardo Akira discorreu ainda sobre alguns projetos de equipamentos executados dentro da instituição e desenvolvidos também por alunos egressos.
A sala de recursos das primeiras duas turmas de alunos com altas habilidades/superdotação funciona no Colégio Estadual de Campo Mourão e iniciou suas atividades em agosto do corrente ano. São beneficiados alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual, encaminhados pelos estabelecimentos de ensino e avaliados por profissionais dos próprios colégios devidamente capacitados e orientados pela Equipe do NRE, e por profissionais do Ambulatório de Saúde Mental do Município. Os beneficiados apresentam notável desempenho e elevada potencialidade a partir de aspectos isolados ou combinados, como capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica especifica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade motora.
As atividades da sala de recursos com atendimento especializado fornecem enriquecimento curricular suplementar no contra turno, na área de interesse demonstrada por cada aluno, sejam acadêmicas, ou produtiva e criativa. Para dar suporte para este trabalho NRE mantém professor especialista e firmou parcerias com várias entidades, a exemplo da Faculdade Integrado, UTFPR, Unicampo, Unespar/Fecilcam, Fundação Educere, Emater e o Senai. As entidades vão atuar na transferência dos conhecimentos com profissionais de várias áreas.

|
|