FOZ DO IGUAÇU
Os alunos do Colégio Estadual realizaram no dia 29 de novembro de 2010 uma visita a Usina de Itaipu Binacional e as Cataratas do Iguaçu. O local foi escolhido para melhor trabalhar a Geração de Energia Elétrica nas aulas de Física da professora Solange Teixeira e o estado do Paraná em Geografia com a professora Janaina S. França.
Os alunos inicialmente aprenderam sobre á historia da construção da usina de Itaipu, onde no trecho do rio conhecido como Itaipu, que em tupi quer dizer “a pedra que canta”, foi nesse local em virtude de um longo cânion escavado pelo Rio Paraná, com um rendimento energético excepcional, construíram a maior usina em potencial hidrelétrico do mundo. A Itaipu teve o início de sua construção no ano de 1974, na época a cidade de Foz do Iguaçu, tinha uma população de 20 mil habitantes com apenas duas ruas asfaltada, em dez anos a população passa para 101.447 habitantes. No ano de 1982 as barragens da usina estavam prontas, e começava um trabalho de salvamento dos animais que viviam nas áreas inundadas pelo lago. Seriam necessários três meses para encher o reservatório, mas devido às fortes chuvas, e enchentes que ocorreram na época, as correntezas do rio Paraná levaram 14 dias para encher seu reservatório, o que foi um marco na construção da usina.
Com a visita a Itaipu, os alunos, puderam perceber a importância da usina em nosso país e no Paraguai, onde 50% pertencem a cada país, desde o investimento financeiro para construção, como também seus funcionários e chefes, 50% são brasileiros e 50% paraguaios. Nossos alunos se surpreenderam em saber que a energia gerada na usina, o Paraguai utiliza apenas 8% e os outros 42% são vendidos para o Brasil, onde são enviadas para grandes metrópoles brasileiras, além de abastecer nosso estado, esse empreendimento é o terceiro ao longo do rio Paraná em território brasileiro, e primeiro em águas paraguaias. Para se ter idéia do potencial dessa usina, em 2004, quando completou 20 anos de atividade, a usina já tinha gerado energia suficiente para abastecer o mundo durante 36 dias, por isso não é por menos que ela é considerada a 3ª maravilha do mundo moderno.
Mas o passeio ainda não terminou, os alunos tiveram o privilégio de conhecer um grande espetáculo da natureza, as Cataratas do Iguaçu, localizado no Parque Nacional de Iguaçu, tombado como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade em 1986, por constituir umas das maiores reservas florestais da América do Sul.
As cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani a palavra Iguaçu significa “pedra grande”. Antes de juntar-se ao rio Paraná, o rio Iguaçu vence um desvio do terreno e se precipita em quedas de 65 metros de alturas e uma largura de 2780m, após uma ampla curva e corredeira, a parte principal das cataratas precipita-se lateralmente na profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo, as quedas podem ser vistas do lado brasileiro e do lado argentino. O parque ainda oferece outros passeios, como a Trilha do Poço Preto percorrida a pé ou de bicicleta, trilha do Macuco Safári percorrida de carro elétrico ou de barco, o Cânion Iguaçu que oferece atividade como rapel, rafting e arborismo.
Os alunos puderam apreciar a paisagem, com exuberante flora e fauna, andar pelas trilhas até chegar à passarela próxima a Garganta do Diabo, ao som das águas, com a presença de alguns animais como os quatis, e na volta apreciar a paisagem pelo elevador panorâmico construído para os visitantes terem um novo ângulo de contemplação das cataratas. Um passeio que certamente ficará registrado não só nos diversos cliques, mas também em nossas lembranças, um passeio que nos possibilitou perceber o quanto a natureza é bela e deve ser respeitada, cuidada. Assim como também as boas recordações desses alunos do 3º ano, que estiveram juntos nos últimos três anos, se empenhando e vencendo mais uma etapa rumo a muitas vitórias.