Com base no material estudado e na produção final, foi possível perceber o desenvolvimento dos estudantes quanto às capacidades de linguagem. Dentre eles, a aluna Izabela destacou-se, por produzir um resumo escolar que atendeu às melhores expectativas.
Parabéns, Izabela!
Leia o texto “Como funciona a bala que explode na boca?” e faça o resumo do mesmo, seguindo as orientações abaixo:
• Não atribuir título ao seu resumo.
• Indicar o autor e título do texto a ser resumido, no início do resumo.
• Manter a linearidade do texto, ou seja, resumir seguindo a ordem em que o texto se apresenta.
• Colocar com suas palavras as informações essenciais do texto.
• Indicar as ações do autor do texto, ao longo do resumo.
PRODUÇÃO FINAL
No texto “Como funciona a bala que explode na boca?”, o autor Joab Trajano Silva, comenta, no primeiro parágrafo, sobre as balas e guloseimas tão deliciosas, e questiona se pode existir ciência nas balas.
No seguinte parágrafo, o autor fala que as balas não causam danos à saúde, e também fala a fórmula secreta que tem nelas.
No terceiro parágrafo, o autor conta quais são os ingredientes da bala que explode na boca.
No quarto parágrafo, o autor explica como faz uma bala explosiva, com as bolhas de gás carbônico dentro do torrão e assim explode.
De acordo com o quinto parágrafo, o tal torrão de açúcar se parte em pequenos pedaços, mas continuam com as bolhas de gás.
No sexto parágrafo, fala que o efeito explosivo já está em outros doces como chicletes e chocolates.
Para finalizar, ele explica que a bala explosiva foi criada em 1956, pelo químico William A.Mitchell e que o seu nome é Pop Rock.
Aluna: Izabela Dantas dos Santos, N º 12, Série: 5ª D